PRESS RELEASE

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006 14:10

Venda de ônibus rodoviários da Scania em 2005 foi a melhor em 10 anos

O resultado das vendas de ônibus rodoviários da Scania no Brasil em 2005, de 860 unidades, foi o melhor dos últimos 10 anos. O bom desempenho garantiu à montadora participação de mercado de 40,8%, o mais alto de sua história, com crescimento de 52% em relação a 2004. O mercado total de ônibus rodoviários no Brasil cresceu 14,2% frente a 2004.

No segmento de rodoviários para curtas e médias distâncias, a Scania obteve, em 2005, a liderança de mercado, com 40,2% e um total de 335 unidades comercializadas. Até 2004, a montadora não participava desse segmento competitivamente.

“Quando, no início de 2004, reposicionamos nosso produto K 94 4x2 para atividades como turismo, fretamento e receptivo de evento, mostramos para os empresários brasileiros as vantagens de um ônibus com elevado torque de motor, alto conforto e baixo consumo de combustível aplicadas também nas viagens de até 300 quilômetros. Hoje, com o K 310 4x2, nosso produto atual, temos a melhor opção do mercado e a liderança é uma conseqüência disso”, comenta Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

Com as 335 unidades, o K 310 4x2 foi o modelo de ônibus mais vendido pela Scania em 2005. O veículo apresenta 310 cavalos de potência e torque de 1.550 Nm entre 1.100 e 1.300 rpm, o mais elevado de sua categoria. Os outros modelos de ônibus rodoviários da Scania, com potências maiores e destinados às distâncias mais longas, foram responsáveis pelo volume restante, de 525 unidades, com destaque para as opções com tração 6x2, nicho em que a Scania também foi, pela primeira vez, líder de mercado, com 55% de participação e 358 unidades comercializadas.

Nas vendas totais de ônibus nacionais em 2005, que incluem ônibus rodoviários e urbanos, a Scania totalizou 902 unidades, com crescimento de 57% sobre 2004. Esse resultado foi o melhor dos últimos cinco anos.

A Scania é um dos líderes mundiais na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos. Com 30 mil funcionários, a Scania possui operações industriais na Europa e na América Latina. Em 2005, suas receitas somaram 6,7 bilhões de euros. A atuação da Scania estende-se por mais de 100 mercados e cerca de 95% de suas vendas ocorrem fora da Suécia, seu país de origem.