terça-feira, 2 de março de 2010 14:00

Curso para formação de motoristas de caminhão em SP tem aula inaugural

Objetivo é ajudar a reduzir a carência de 90 mil motoristas profissionais para atender à atual demanda nacional

Reduzir a falta de motoristas de caminhão profissionais qualificados é o objetivo da Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) com o curso Programa Caminhão Escola Básico, que terá sua aula inaugural no próximo dia 04, às 10h, na abertura da 1ª filial da entidade, no município de Mairinque (SP). A iniciativa é realizada em parceria com a Scania no Brasil, que apóia a Fabet desde sua fundação.

A aula inaugural será composta por 3 módulos: Acidentologia, Tecnologia Embarcada e Perfil do Profissional do Volante na Visão do Transportador, que exemplificam o conteúdo total do curso. Hoje, o Brasil tem uma carência de 90 mil motoristas qualificados para atender a necessidade do mercado e a Fabet amplia sua capacidade de atendimento com a filial paulista. Criada em 1997 em Concórdia (SC), a Fabet já formou mais de 20 mil profissionais do transporte rodoviário de cargas em todo o País, sendo mais da metade motoristas de caminhão.

“Um motorista bem qualificado e treinado é fundamental para que o empresário obtenha o máximo de rentabilidade e disponibilidade de sua frota. Além disso, ele contribui significativamente para a redução dos acidentes nas estradas. A Scania é parceira da Fabet desde seu início e sabe que a valorização do profissional do volante, por meio de sua capacitação, vai ajudar a minimizar essa carência de mão-de-obra especializada ora existente no mercado”, afirma Christopher Podgorski, diretor geral da Scania Vendas & Serviços – Unidade de Negócios Brasil.

A estrutura da Fabet em São Paulo contará com salas de aula, laboratórios de informática, de rastreamento via satélite, motor, transmissão e pneus, auditório para 550 pessoas, pista de avaliação veicular de 830 metros, biblioteca, alojamento para 120 pessoas e restaurante. A capacidade de atendimento inicial será de 240 alunos por mês. No dia 04, serão inaugurados o bloco pedagógico, alojamento e refeitório. A Fabet São Paulo está localizada no Km 66,5 da Rodovia Castelo Branco, em Mairinque (SP).

A Scania participa do projeto educacional da Fabet em São Paulo cedendo 15 Caminhões Escola para as aulas práticas, equipando os laboratórios de mecânica e fornecendo material didático, além de apoio financeiro. Para a matriz, em Concórdia, a Scania mantém outros 15 caminhões dedicados ao treinamento de motoristas, além do mesmo suporte didático e estrutural.

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 32 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2009, as receitas totais da Scania alcançaram 62 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 1,1 bilhão de coroas suecas.