segunda-feira, 31 de janeiro de 2011 14:00

Melhores Motoristas de Caminhão do Brasil recebem treinamento da Scania

30 melhores classificados no evento de 2010 são premiados com curso de aperfeiçoamento da condução

A Scania Brasil entrega, entre 24 de janeiro e 4 de fevereiro, a parte final dos prêmios aos 30 finalistas da competição "Melhor Motorista de Caminhão do Brasil", realizada no decorrer de 2010 com a participação de mais de 28 mil competidores. Divididos em turmas de 10 alunos, os melhores motoristas do Brasil passarão por 40 horas de treinamento, com foco no aproveitamento total dos recursos do caminhão e na direção segura e econômica.

"Esse treinamento é tão valorizado pelos competidores no momento da inscrição, que muitos participam tendo como objetivo apenas a oportunidade de, ao ser finalista, receber o curso. A Scania acredita que a valorização do motorista de caminhão brasileiro passa pela sua capacitação e esse tipo de treinamento se paga rapidamente em função da maior economia de combustível, diminuição do desgaste dos componentes e maior segurança nas estradas", comenta João Miguel Capussi, gerente executivo de Marketing e Comunicação Comercial da Scania no Brasil e coordenador da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil.

O curso conta com módulos teóricos e práticos. Os condutores aprendem os fatores e técnicas que influenciam o consumo de combustível do caminhão, como aproveitamento da inércia, torque e potência, melhor aproveitamento da embreagem e antecipação de frenagem. Além de aprimorar o conhecimento das tecnologias do veículo, como a caixa de mudanças, bloqueio do diferencial e o sistema de freios. Os motoristas também recebem instruções de como realizar uma inspeção diária minuciosa e efetuar pequenas manutenções no veículo.

Após conhecer detalhadamente todas as técnicas, o motorista coloca em prática o aprendizado. Para isso, realiza voltas com um veículo com carga em um circuito preparado pela Scania, comparando seu desempenho pessoal antes e depois do treinamento.

Os resultados obtidos em estudos realizados pela própria montadora apontam que é possível a redução do consumo de combustível em aproximadamente 10% e a diminuição significativa do uso dos freios e da embreagem, entre outras vantagens. O motorista é estimulado a utilizar de maneira eficaz todas as tecnologias disponíveis nos caminhões Scania, como o freio auxiliar Retarder e o câmbio automatizado Opticruise.

Curso em todo o Brasil

O curso que está sendo oferecido como prêmio aos finalistas da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil também é comercializado nos Centros de Treinamento Regionais da Scania, recentemente inaugurados em Salvador (BA), Caxias do Sul (RS), Marituba (PA), Cuiabá (MT), Contagem (BH) e São José dos Pinhais (PR). Os interessados podem contatar qualquer uma das mais de 100 Casas Scania distribuídas pelo País e obter informações sobre preço e datas.

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços m participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 32 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2009, as receitas totais da Scania alcançaram 62 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 1,1 bilhão de coroas suecas.