PRESS RELEASE

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 14:00

Scania encerra 2013 como melhor ano de vendas de serviços no Brasil

Portfólio de peças e programas de manutenção, além dos diversos tipos de atendimento nas concessionárias cativam cada vez mais clientes pela eficiência e redução dos custos

São Paulo, 10 de fevereiro de 2014 - O aumento na aquisição de serviços por parte dos transportadores é uma tendência definitiva. Em razão disso, a Scania investe constantemente na ampliação de sua linha, de acordo com as necessidades do mercado. Por consequência, a unidade brasileira registrou em 2013 um ano histórico de vendas de serviços, que a manteve no primeiro lugar em termos de volume de aquisições de peças dentro da Scania no mundo.  

 

"O exercício de 2013 entrou para a história da Scania no Brasil com um crescimento na comercialização de programas de manutenção em 65% e de 13% nas peças originais de reposição", afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania do Brasil. "Outro acréscimo foi na contratação de horas nas oficinas das concessionárias, o que confirma ainda mais a confiança do cliente em nossa rede. O transportador vem comprovando que o portfólio da Scania é o que gera a maior redução de custos, disponibilidade e produtividade." 

 

Para acompanhar o aumento da frota Scania no país, a rede de concessionárias recebe constantes investimentos. "Atualmente, temos 112 pontos de atendimento, que cobrem 100% do território nacional. Até 2015, chegaremos a 133 unidades", diz Souza. "Aliás, seguimos também com nosso plano de ter 100% das Casas Scania padronizadas. Alguns pontos foram reestruturados ou mudaram de endereço para melhor atendimento. Devemos ter as Casas o mais perto possível das rodovias, para facilitar e agilizar a operação do cliente." 

 

O ano de 2013 marcou também a chegada de um novo conceito da Scania para o mercado: oferecer produtos e serviços integrados num só pacote. Essa solução foi materializada no lançamento dos caminhões Streamline, em julho, mas a filosofia já está disseminada em todo o portfólio Scania. "O transportador já entende que ganhará mais. A conta está batendo com a redução de custos proposta pela Scania", completa o diretor.  

 

Outro importante avanço em 2013 foi o serviço de atendimento Scania na estrutura do cliente, ou seja, a concessionária local monta sua própria instalação para o trabalho ficar mais ágil e rentável. 

 

Depois do sucesso de atuação das concessionárias nas garagens de ônibus dos clientes e na construção de pontos exclusivos em minas para auxiliar os transportadores que operam  na mineração, o ano passado marcou a estreia da atuação no atendimento remoto no mercado rodoviário de transporte de carga. Um bom exemplo nesse caso é do Grupo Tombini, um dos primeiros a contratar esse serviços pioneiro da Scania. A filial da Tombini de Jundiaí (SP) foi a escolhida para iniciar o processo. 

 

Serviços: ponto fundamental da estratégia Scania

"A Scania entende Serviços como foco estratégico do negócio e não apenas um portfólio oferecido ao cliente. Nossa atuação próxima ao cliente nos possibilita conhecer as particularidades de cada operação e desenvolver soluções para obter a maior disponibilidade dos veículos com redução de custos e aumento da rentabilidade de seu negócio. A busca por soluções integradas entre produtos e serviços é uma demanda crescente do mercado", completa o diretor.   

 

Para 2014, a Scania irá oferecer uma ampla gama de serviços aos transportadores de cargas e também de 

passageiros. "Seguimos atualizando nosso portfólio para disponibilizar  cada vez mais soluções eficientes a nossos clientes, atendendo suas necessidades  específicas. Estamos vivenciando um novo nível de serviços oferecidos pela Rede Scania ao mercado", salienta Souza. 

 

As Soluções de Serviços Scania oferecem um portfólio desenvolvido para cada segmento, de caminhões, ônibus ou motores, buscando a máxima disponibilidade dos produtos. As soluções contemplam: Scania Assistance, um serviço de emergência 24h durante todo o ano e em qualquer localidade do Brasil (0800-019-4224), assistência técnica, programas de manutenção, treinamento de motoristas, consultoria de desempenho, sistema de diagnose e programação, manutenção flexível, atendimento remoto, Scania Oil, peças, sistema de troca de peças, pacotes de serviços, mão de obra especializada, ref ormadora e garantia Scania.

 

Novo Programa de Manutenção, com quatro categorias

O Scania Premium contempla todas as manutenções preventivas e corretivas (se necessárias), com cobrança por quilômetro rodado ou horas trabalhadas. Essa modalidade de pagamento possibilita ao cliente manter o controle total do fluxo de caixa. O Scania Trem de Força cobre todas as revisões imprescindíveis aos veículos comerciais e também as manutenções corretivas das partes internas do motor, caixa de mudanças e diferencial, com cobrança por quilômetro rodado. 

 

Já o Scania Standard inclui as substituições de óleo e filtros necessários, além de Consultoria de Desempenho, Sistema de Diagnose e Programação e check list específico durante o tempo contratado. O Scania Compacto garante as substituições de todos os kits de filtros e lubrificantes, além da mão de obra necessária para o veículo durante o período contratado. Esse programa é válido somente para veículos acima de 360 mil km de uso.

 

Mesmo com as revisões em dia, alguns itens podem apresentar maior desgaste conforme o uso. Por isso, a Scania oferece os Combos de Serviços, que podem ser agregados a dois pacotes de manutenção: Trem de Força e Standard. Os combos são serviços de manutenção preditivas, recomendados pela Scania após a análise de fatores críticos para a disponibilidade e economia da frota. 

 

Manutenção flexível

As soluções em serviços Scania permitem um plano de manutenção flexível, porque levam em consideração o tipo de aplicação e a maneira de condução do veículo. Na primeira revisão na Casa Scania, recomendada quando o caminhão atingir entre 10 mil e 20 mil quilômetros, uma ferramenta fará o diagnóstico completo do produto. A partir dessa análise, será possível programar as próximas revisões. 

 

Óleo sintético

A Scania passa a contemplar uma alternativa ao óleo mineral, o produto sintético de modelo LDF-3. Com seu uso, em todas as aplicações de caminhões disponíveis da marca (cabines P, G, R, R Highline e Streamline), é possível dobrar o intervalo de troca. O cliente poderá conquistar uma economia de cerca de 15% no custo de manutenção. 

 

Sistema de Diagnose e Programação

A Scania possui um avançado e exclusivo sistema de diagnose eletrônica, que analisa todas as informações do veículo por meio de um completo e detalhado relatório, que assegura manutenção ainda mais rápida e precisa, além de garantir maior disponibilidade. 

 

O Sistema de Diagnose e Programação customiza as funções do veículo conforme a necessidade do motorista e da operação e atualiza os softwares da ferramenta eletrônica para as versões mais novas. O programa, em constante processo de modernização, gera de forma imediata mais ganhos de desempenho para o caminhão. 

 

Um exemplo de aplicação possível do sistema é a programação da velocidade de cruzeiro do veículo na estrada. É sabido pelo mercado que quanto menor ela for maior será a redução do consumo de diesel. Para atingir esse objetivo, o cliente pode ajustar a velocidade máxima de 100 km/h para 90 km/h.

 

Consultoria de Desempenho

A rede de concessionárias Scania conta com consultores especializados em analisar os dados operacionais do veículo para orientar o condutor a extrair o máximo de sua performance na operação. A Consultoria de Desempenho Scania assegura maior disponibilidade do produto e economia de combustível, o que se traduz em mais rentabilidade no trabalho do cliente. A Consultoria de Desempenho Scania é uma grande aliada de outro serviço oferecido pela marca, o Treinamento de Motoristas. 

 

Com a leitura técnica obtida pela consultoria, é possível montar um treinamento personalizado levando em conta a rota em que o motorista atua, o tipo de veículo, o desempenho da composição, a quilometragem rodada diariamente e as condições de pavimento. Durante o curso será possível otimizar o desempenho do condutor, f azer um comparativo com a  direção efetuada entre as viagens e tornar a operação ainda mais rentável e segura.