PRESS RELEASE

terça-feira, 26 de maio de 2015 14:00

Scania implanta método para reduzir tempo de entrega dos produtos

Conceito High Service Level permite o monitoramento diário dos pedidos de produção na fábrica, reduzindo o tempo de atendimento

São Paulo, 26 de maio de 2015 – A Scania, referência mundial na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos, implantou um novo conceito de produção para atender com mais agilidade e flexibilidade às demandas dos clientes.

Com o conceito batizado de High Service Level (HSL), aplicado desde fevereiro na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o cliente aponta sem restrições sua necessidade para o concessionário, e a Scania trabalha para atender à demanda por meio da área de planejamento, que verifica diariamente cada caso e flexibiliza a produção e a logística dos pedidos. 

“Havia um volume máximo de pedidos de produção preestabelecido, que limitava as demandas fora do previsto. Com o HSL, a produção é sob demanda, mas pode ser ajustada de acordo com as prioridades e complexidades até a chegada do produto ao cliente”, explica Fábio Castello, responsável pela logística da Scania na América Latina.

O conceito permite reduzir o tempo de espera entre uma operação e outra no processo produtivo, agilizando o atendimento dos clientes. “O benefício imediato é o aumento da precisão no planejamento e na eficiência do processo, que resulta em menor tempo de entrega, atendendo ao prazo, e implica também a melhor utilização de recursos”, explica Bruna Fecchio, coordenadora do projeto na Scania.  

O HSL nasceu na Suécia, e a operação brasileira aperfeiçoou o conceito com a união de um grupo multidisciplinar, que mapeou os possíveis gargalos no caminho desde o pedido até a entrega. A aplicação do HSL no Brasil foi desenhada por equipes dos próprios concessionários, das áreas de logística, de produção e planejamento, que trabalharam juntas.

Diariamente são avaliadas as prioridades para que o fluxo da linha de produção seja organizado, trazendo ganhos em tempo de atendimento e na produtividade da fábrica da Scania no Brasil.          

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 42 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina, e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2014, a receita liquida da Scania alcançou 92,05 bilhões de coroas suecas, e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 6 bilhões de coroas suecas.